Top Ad unit 728 × 90

Arquitetura gerando resultados no varejo. Artigo para revista do CDL Niterói


Um dos diferenciais competitivos de uma loja relevante são as experiências proporcionadas ao cliente dentro de seu espaço físico. Este diferencial tem sido discutido e estudado mais do que nunca nos últimos anos, frente ao embate entre os mundos digital e físico.

As tendências ecoadas na última década apontavam para a inversão de importância entre a comercialização via canais digitais versus o varejo tradicional.
Os dois últimos anos nos trouxeram a confirmação de uma premissa da qual tínhamos certeza ser verdadeira, o varejo físico não só não vai acabar como vai ser parte fundamental das estratégias das empresas no futuro.

Retomada esta consciência, da importância vital da loja física, as estratégias de evolução das empresas varejistas deverão levar em conta, além de outros fatores, o cuidado com o design. E por design devemos entender o conjunto de ideias, projetos e implementação de soluções físicas e funcionais do espaço. Projetos viabilizados pela arquitetura de varejo ou arquitetura comercial.
Aqui cabe um parêntese. Entre a arquitetura tradicional e a arquitetura dirigida ao varejo existem diferenças, como as especializações em outras disciplinas como marketing e o foco dos projetos em resultados (vendas).

Um dos papéis da arquitetura de varejo é materializar ao alcance do cliente todo o discurso das marcas, suas estratégias e seus propósitos. Concebendo e transformando espaços, tornando-os parte da imagem das empresas e criando atmosferas de venda estimulantes, inovadoras, relevantes e eficientes.
Tudo isso através da percepção clara dos objetivos das empresas, seu público-alvo, produtos e estratégias. Todo processo eficaz de implantação de um projeto de varejo se inicia pela pesquisa e entendimento destes fatores.
O resultado é atingido, nos pontos de venda, através do emprego racional dos recursos financeiros dos varejistas em soluções de layout, mobiliário, iluminação, fachadas e diversos outros itens que compõem um projeto de uma loja de sucesso.  


Flávio Radamarker
Sócio - Diretor de Criação da Arquitetar – Soluções para o Varejo
Arquiteto associado ao RDI - Retail Design Institute
Extensão em Marketing de Varejo pela Youngstown State University – Ohio
Arquiteto e Urbanista pela UFRJ



Arquitetura gerando resultados no varejo. Artigo para revista do CDL Niterói Reviewed by Arquitetar on 14:26 Rating: 5
All Rights Reserved by Guilda Projetos e Construções Ltda ME © 2016 - 2018
Powered By Arquitetar, Designed by Flávio Radamarker

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.