Toy Place | Barrashopping

Toy Place | Barrashopping2020-12-07T10:35:58-03:00

Criação de conceito arquitetônico e execução de obras para a TOY PLACE. Localizada no Barrashopping – RJ

O projeto teve como demanda principal, a criação de um espaço único no Brasil, não só para comercialização, mas também para convergência do público que se identifica com o universo Geek e Nerd. Nossa proposta foi baseada na diferenciação – dos modelos atuais – pela conexão de elementos da loja com inúmeras referencias ligadas ao cinema, games e HQ’s. Em um mercado crescente para este tipo de produto (action figures, itens colecionáveis, camisetas, itens de decoração e games) identificamos que os concorrentes apenas separam “espaços” de seus salões de venda para este segmento, e não criam ambientes em que o público – extremamente informado e engajado – sinta-se em casa. Em nosso conceito, nos apropriamos da linguagem pop e cult dos produtos para que a experiência fosse de imersão numa atmosfera fantástica. Para isso criamos conexões com clássicos como Superman, Star Wars, Star Trek e muitas outras referencias. Umas mais fáceis, visíveis para a maioria do público em geral. Outras, mais difíceis reservadas àqueles verdadeiros fanáticos.

Assista o video conceitual do projeto

Um dos objetivos pretendidos, e alcançados, com o projeto foi que, ao visitar a loja e experimentar sua atmosfera os clientes identificassem a que história ou personagem cada elemento faz referencia, como se fossem easter-eggs – expressão muito utilizada no meio do cinema e dos games para definir referencias ocultas, quase pequenas charadas. Outro aspecto que exploramos foi a popularização do compartilhamento de experiências através das redes sociais. Criamos dois pontos focais com iluminação diferenciada e personagens em tamanho real para que o público interagisse com eles. O resultado alcançado extrapolou positivamente as expectativas e um número inacreditável de clientes do shopping param todos os dias em frente à loja para tirar uma foto com o Homem de Ferro ou com o E.T., compartilhando nas redes sociais a situação divertida e espalhando exponencialmente a imagem da Toy Place. O segundo ponto focal está posicionado no fundo da loja (balcão caixa e seção de games), inspirado livremente nos cenários da mítica série de ficção científica dos anos 60 Star Trek, com referencias à Ponte de Comando e ao Painel de Controle da Enterprise, sempre presentes nas aberturas e encerramentos dos cultuados episódios. Agora, para os clientes mais saudosistas, é palco para tirar fotos repetindo com as mãos a saudação vulcana do Sr. Spok ou a pose séria do Cap. Kirk ao dizer sua mais famosa frase: “… Audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve”.
A loja possui 51m2 com uma coluna bem na entrada. Decidimos assumir este elemento que parte a frente da loja ao meio e tiramos partido dele para criação de um ponto de interesse. A entrada da loja foi completamente desobstruída para permitir a visualização total do seu interior, tornando-a convidativa, e em alguns momentos, quando são realizados os divertidos eventos temáticos, parecendo um espaço de eventos do shopping. A fachada apresenta, além do letreiro, apenas uma série de tubos em suas laterais. Esses tubos que vão do piso ao teto, posicionados assimetricamente até à face do mezanino, são referencia às estruturas verticais brancas da Fortaleza da Solidão, pedacinho de Krypton que o Superman constrói na Terra. Estes elementos verticais também tem a função de preencher visualmente o pé direito alto da loja. Em relação a circulação, a intenção era que os clientes caminhassem pela maior área possível da loja, fugindo do padrão em que as circulações terminam no caixa. O percurso imaginado descreve uma elipse, tendo um dos focos na coluna na entrada – agora alinhada ao eixo da loja através de uma forração em drywall – e o outro no balcão caixa, que está posicionado na porção anterior da loja e pelo qual os clientes podem contornar, visualizando os itens expostos em suas laterais e a seção de games que está posicionada radialmente a ele. Este posicionamento do balcão foi pensado para dominância visual e controle da exposição dos produtos, principalmente da seção de games, onde os cases estão sempre à mão dos clientes.

Na parte central da loja distribuímos pelas laterais os quatro módulos de exposição inspirados na geometria da máscara do mais famoso dos Siths, Darth Vader. Três destes módulos possuem portas de vidro para proteção das delicadas action figures e peças de maior valor. Outro módulo, sem portas, possui fundo em painel canaletado para exposição de itens acartelados e outros em que o contato e a interação do cliente são estimulados. No centro da loja, onde criamos um círculo em granito no piso – que chamamos de Círculo Cósmico – podem ser montados diversos layouts com o posicionamento de totens de exposição, que podem usar ou não redomas de vidro para proteção. Estes layouts podem fazer referencias, por exemplo, ao universo dos RPG’s – remetendo a cenários como Stonehenge e outros círculos cósmicos e míticos.

Foram utilizados materiais de custo acessível e fácil manutenção, como o MDF e revestimentos laminados para todo o mobiliário. E alguns mais peculiares como os tubos de PVC (de instalações hidráulicas) para os elementos verticais. Os tubos, também de hidráulica, que descem do teto na coluna da entrada da loja receberam, cada um, uma lâmpada led para criar o efeito futurista sobre os bonecos em tamanho real.

Uma das experiências bem sucedidas na loja é a descoberta, por parte dos clientes enquanto circulam, das referências como se fossem easter-eggs.
Muito difícil sair da loja sem comprar algo e ainda tirar uma selfie com o Homem de Ferro ou no balcão caixa fazendo a saudação vulcana do Sr. Spok: Vida longa e próspera.
Ficha técnica
Ano: 2014
Área: 51,00m2
Projeto de arquitetura e Execução de obras: Arquitetar – Soluções para o Varejo

Detalhes

Categorias:

Go to Top